imagem do carregador
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Anúncio

Negócio online: saiba como iniciar um

Anúncio

Está pensando em começar um negócio online e não sabe por onde? Bem, pegue sua bebida preferida, acomode-se no sofá (ou onde quer que esteja) e venha comigo, pois preparei um guia completo para você!

Como iniciar um negócio online?

1. Escolha um nicho de mercado: a arte de ser específico

Começar um negócio é como escolher o sabor de sorvete em uma sorveteria com 150 opções: a tentação é querer um pouco de tudo. 

Anúncio

Mas, calma lá, campeão! No mundo online, ser específico pode ser sua chave para o sucesso.

Quer vender roupas? Que tal roupas sustentáveis para bebês? Ou talvez acessórios geek feitos à mão? 

Encontrar um nicho é descobrir onde você pode brilhar e se destacar. Escolha algo que você ame e que as pessoas estejam procurando. 

Anúncio

E nada de tentar ser a sorveteria com 150 sabores logo de cara, tá?

2. Defina o seu público-alvo: em busca da sua tribo

Agora que você já sabe o que quer vender, precisa descobrir para quem. Seu público-alvo é como aquele grupo de amigos que ri das mesmas piadas internas que você. 

Entender quem são, o que gostam, onde “habitam” online e o que esperam de um produto/serviço é fundamental. Lembre-se: você não pode agradar a todos (e tá tudo bem!).

3. Tenha um bom controle sobre suas finanças: o “lado adulto” da coisa

Eu sei, eu sei… falar de finanças pode parecer chato. Mas olha, gerir bem seu dinheiro é o que vai manter seu negócio vivo e brilhando! 

Por isso, defina seu orçamento inicial, saiba quanto precisa para manter a operação e, principalmente, onde pode (e deve) investir mais. Ah! E nada de gastar tudo com bugigangas online antes de ver o retorno, viu?

4. Cuide dos aspectos legais: burocracia com charme

Pode parecer tentador “dar um jeitinho” e evitar a parte burocrática. No entanto, cuidar dos aspectos legais do seu negócio online é como fazer um seguro para sua tranquilidade. 

Registre sua empresa, cuide dos direitos autorais, veja a questão de impostos. E quando estiver com tudo nos trinques, durma tranquilo sabendo que está tudo certinho!

5. Tenha um bom atendimento ao cliente: seu fã-clube oficial

Em suma, seus clientes não são apenas quem paga as contas: são seus maiores fãs (ou críticos). Um bom atendimento pode transformar uma crise em uma oportunidade. 

Dessa forma, esteja presente, responda rápido, seja simpático e, acima de tudo, autêntico. Trate-os como você gostaria de ser tratado.

6. Melhore sempre: a arte de nunca se acomodar

De fato, no mundo digital, tudo muda num piscar de olhos. Novas ferramentas, novas tendências, novos memes… 

Em suma, esteja sempre de olho, aprenda, teste, erre e aprenda de novo. Aperfeiçoar-se constantemente é o que vai manter seu negócio fresco e relevante.

E aí, preparado para essa aventura? Iniciar um negócio online pode parecer uma montanha russa de emoções, mas com planejamento, paixão e um pouquinho de teimosia, o céu é o limite!

Agora, levante dessa cadeira (ou sofá), comece a planejar e, quem sabe, daqui a pouco, estarei comprando algo da SUA loja online! Vai com tudo e até a próxima!

COMPARTILHE ESSE POST NAS REDES SOCIAIS!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR