imagem do carregador
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Anúncio

Negócios e Empreendedorismo: Como começar? 

Anúncio

Cada vez mais, as pessoas estão decidindo se aventurar pelo empreendedorismo. Já é uma realidade naturalizada. Simultaneamente, muito têm se falado sobre como empreendedores desenvolvem suas ideias até fazerem delas grandes cases de sucesso. 

E ano após ano, uma pergunta que insiste é: quais negócios serão tendências no próximo ano? Todos querem estar por dentro das tendências da área para se prepararem da melhor forma possível e começarem a tocar seu próprio negócio.  

Anúncio

Afinal de contas, empreender é uma das principais alternativas para quem busca estabilidade econômica por meio de um negócio próprio. Além disso, é uma saída para os profissionais que almejam deixar o mundo corporativo e, por consequência, ficarem livres das exigências patronais. 

Para se ter uma ideia, segundo pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no país, cerca de 50 milhões de brasileiros desejavam empreender nem 2022, principalmente em razão da crise provocada pela pandemia da Covid-19. 

Ou seja, empreender também se configura como uma saída a crise econômica e a falta de perspectiva profissional depois do prejuízo que o período de pandemia da Covid-19 gerou em algumas áreas profissionais.  

Anúncio

 Mas, afinal, como iniciar o seu próprio negócio?   

Como iniciar um negócio 

Seja para complementar a sua renda, ou ter acesso a uma fonte de recursos extra, abrir um negócio é capaz de mudar o seu patamar profissional ou até mesmo de vida. Por exemplo, a gigante Amazon começou como uma pequena revendedora de livros usados, ainda com o nome de “Cadabra”, para se tornar uma das marcas mais valiosas do mundo. 

Para falar a verdade, atire a primeira pedra quem nunca sonhou em ter o seu próprio negócio. Apesar disso, muitos resolvem jogar a toalha antes mesmo de conseguirem dar o primeiro passo.  

Abrir um negócio está muito além de apenas conseguir um giro de capital inicial para investir nessa abertura. Por falar nisso, no momento inicial é fundamental você identificar quais os custos básicos para abrir a sua organização. Para as chances de sucesso aumentarem, você precisa estar bem preparado, ter um bom networking e com as expectativas ajustadas conforme a sua realidade. 

Para quem está se perguntando: “Quero abrir um negócio, por onde posso começar?”. A resposta é simples: Você tá preparado?  

Como qualquer início, a atividade terá algumas dificuldades e incertezas naturais de algo novo, como a falta de ideias e de conhecimento da área, faz com que haja desistências bem no início do sonho da independência financeira. 

Claro que o sucesso não segue uma fórmula, ou uma receita de bolo, mas saber alguns passos antes de dar o passo de abrir um negócio é determinante. Elencamos três:

  1. Monte um plano de negócio 

Não abra um negócio sem elaborar um modelo de negócios antes. Definir os objetivos, capital de abertura, análise de tudo o que a sua organização pretende ofertar e do mercado e da concorrência são pontos cruciais para se ter uma ideia do funcionamento da empresa e se ela terá sucesso. 

  1. Defina seus produtos/serviços 

Se aprofundar sobre as carências de um setor já é uma missão difícil, imagine então de vários. Sabendo disso, delimite no plano de negócios a ideia que deseja desenvolver e foque nela. Em outras palavras, aposte todas as suas fichas no que você planejou e trabalhe as ideias do princípio até o final. Mas, importante: não pense que pode fazer tudo ao mesmo tempo porque isso nunca dá certo. 

  1. Pesquise a concorrência e o mercado 

Ao ingressar no mundo do empreendedorismo, um erro comum que muitos cometem é partir de um caminho inverso daquele que seria o ideal. Criar o serviço e/ou produto antes e só depois conhecer as dores e as necessidades do setor/mercado. O correto e mais seguro é entender o segmento do seu negócio para só então desenvolver o seu produto de forma mais adequada e alinhada com as necessidades da área.

O que é o empreendedorismo? 

Depois da tomada de decisão de abrir um negócio é necessário estudar. Estudar a área da sua futura atuação, o mercado e o público. Mas, além disso, também se faz importante entender o que é empreendedorismo em si.  

De acordo com o Serviço Brasileiro e Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), empreendedorismo é a introdução de um novo bem, “a criação de um método de produção ou comercialização e até a abertura de novos mercados”. Além disso, “a essência do empreendedorismo está na percepção e no aproveitamento das novas oportunidades no âmbito dos negócios”.  

Empreendedorismo é o processo de criar algo novo e valioso, dedicando tempo e esforço, assumindo os possíveis riscos financeiros, psicológicos e sociais e conquistando as consequentes recompensas econômicas e pessoais segundo o estudioso Robert D. Hisrich  

Ideias para iniciar um negócio  

Para quem imagina que abrir um negócio é algo muito dispendioso, saiba que existem várias modalidades de empresas, algumas exigem um custo mais acentuado mesmo, mas também existem aquelas que não precisam de um investimento robusto. 

Para quem quer trabalhar por conta própria, nunca houve tempo melhor para desenvolver suas ideias em um negócio próprio. Ainda mais com o impulso da internet, que trouxe uma série de oportunidades em vários nichos, como criação de conteúdos, vendas e marketing digital.  

Além disso, opções como trabalhar com infoprodutos e alimentos também são populares. Existem diversas opções, na verdade. Para te ajudar, vamos listar aqui algumas boas ideias para iniciar um negócio: 

Beleza e estética 

A área de Beleza e Estética é uma das mais procuradas quando falamos sobre ideias para negócio próprio. 

Isso acontece porque existem muitas alternativas para trabalhar neste nicho, por exemplo: 

 Maquiagem; 

Manicure; 

Corte de cabelo; 

Massagem. 

Consultoria digital 

A consultoria digital é um bom exemplo de que vale a pena utilizar a internet como sua ferramenta de trabalho. Porque a área permite autonomia e flexibilidade para os profissionais. 

O consultor digital é aquele profissional que direciona organizações e marcas em suas estratégias de marketing na internet, identificando as melhores oportunidades e dando suporte para o planejamento de ações que possibilitem que elas alcancem seus objetivos. 

Moda e vestuário 

Pode-se investir em uma loja de roupas com serviços em domicílio ou online. Pode ainda fazer a compra e venda de roupas para nichos específicos como roupas fitness, crianças, grávidas, entre outros. 

COMPARTILHE ESSE POST NAS REDES SOCIAIS!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR