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Público-alvo: o que é e como descobrir o seu

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Já parou para pensar que você, neste exato momento, é o público-alvo de alguém?

Talvez de um produtor de conteúdo, de uma marca de roupas, ou de um restaurante que acaba de abrir na sua cidade. 

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Se sentiu especial? Deveria! Porque o público-alvo é o coração pulsante de qualquer estratégia de marketing. 

Então, se você tem um negócio, um projeto ou só curiosidade mesmo (nada de errado nisso), vamos desbravar esse mundo!

Afinal, o que é esse tal de público-alvo?

Vamos começar pelo começo. Imagine que você acabou de criar uma nova bebida. É um suco de cactus com pitaya e um toque de hortelã. Exótico, né? 

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Agora, para quem você acha que essa bebida vai ser mais atrativa? Para o tiozão que ama o bom e velho café preto ou para o jovem fitness que está sempre buscando novidades saudáveis?

Pois é, público-alvo é exatamente esse grupo de pessoas que provavelmente se interessaria pelo seu produto, serviço ou ideia. 

Eles são definidos por características demográficas (idade, gênero, renda), geográficas (onde moram), psicográficas (seus valores, hobbies) e comportamentais (compra online? Frequenta feiras orgânicas?).

Por que é tão importante conhecer esse povo?

Já tentou conversar sobre física quântica com um bebê? Além das adoráveis risadas, não dá para esperar muito feedback, certo? 

Da mesma forma, se você não direcionar sua comunicação, produto ou serviço para quem realmente se importa, é como jogar confete no ventilador: faz uma bagunça e quase nada acerta o alvo.

Conhecendo bem o seu público-alvo, você consegue:

  • Criar mensagens certas: sabe aquelas propagandas que parecem que foram feitas para você? Pois é, acertaram o público-alvo!
  • Otimizar investimentos: de nada adianta investir uma fortuna em anúncios em um canal que seu público não acessa.
  • Desenvolver produtos e serviços mais adequados: entender as necessidades e desejos do seu público ajuda a criar ofertas mais alinhadas.

E agora, a grande pergunta: Como descobrir o MEU público-alvo?

  • Pesquise e observe: quem já compra de você? Quais são suas características comuns? Use redes sociais, faça pesquisas de satisfação, observe.
  • Crie personas: uma persona é uma representação semifictícia do seu cliente ideal. Por exemplo, “mariana, 28 anos, vegana, adora experimentar bebidas exóticas e é a louca das plantas.”
  • Analise a concorrência: veja quem é o público deles e identifique oportunidades.
  • Teste e aprenda: o mundo muda. O público muda. Então, sempre teste novas abordagens e esteja pronto para aprender e se adaptar.

E aí, pronto para mergulhar de cabeça no maravilhoso mundo do público-alvo? Lembre-se: você também é especial para alguém, seja uma marca de pasta de dente ou um blog descolado. 

Agora, se você é um empreendedor, que tal fazer o seu público se sentir tão especial quanto você se sente agora? 

Esperamos que tenha curtido! Se gostou, compartilhe. Se não gostou, compartilhe também, afinal, quem sabe você não é o público-alvo deste post! (Brincadeirinha… ou não?!)

Até a próxima e continue nos acompanhando por aqui!

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